Páginas


PAP da sapatilha infantil de crochê

Olá pessoal!

Algumas pessoas me pediram a receita da sapatilha infantil que mostrei neste post então aproveitei e fotografei algumas etapas, ok?

Esta sapatilha eu fiz para minha filha que tem 7 anos e calça 29. Para fazer maior ou menor basta modificar a quantidade de pontos entre os pontos da borda, ok? O resto fica tudo igual.

Vamos lá, então...

Eu usei a lã D'Primera verde e um restinho de lã branca, agulha número 3,5 e Lastex. Pra quem não sabe Lastex é um fio elástico ou um elástico bem fininho. É fácil de encontrar e se usa muito em costura, para franzir.



1- Faça 23 correntinhas. na quarta correntinha a partir da agulha, faça 3 pontos altos no mesmo ponto de base (com as 3 correntinhas feitas para virar, ficam sendo 4 pontos altos).


2- Faça um ponto alto sobre cada ponto de base até o penúltimo ponto. No último, faça 9 pontos altos no mesmo ponto de base e vire o trabalho.



3- Continue fazendo um ponto alto sobre cada correntinha do outro lado do trabalho, até chegar no último e faça mais 3 pontos altos nele (somando com os 4 que já havia ali, totaliza 7 pontos altos no mesmo lugar). Feche com um ponto baixíssimo.


4- Faça 3 correntes para subir e um ponto alto no mesmo lugar. Faça dois pontos altos em cada um dos pontos da virada, somente neles, tanto em uma ponta quanto na outra. No 'corpo' da sola (18 pontos), continue com um ponto alto sobre ponto alto.



Quando fechar a carreira, feche com ponto baixíssimo e faça mais um ponto baixíssimo no próximo ponto, para deslocar o início do trabalho um ponto a frente.
aqui já com os aumentos nas duas extremidades.
5- Atenção agora: faça um meio ponto alto sobre cada ponto de base 12 vezes, depois faça 1 ponto baixo sobre cada ponto 8 vezes, volte para o meio ponto alto e faça 9 pontos, no décimo faça dois meio pontos altos no mesmo lugar, faça mais 6 meio pontos altos, dois meio pontos altos no mesmo lugar, 9 meio pontos altos (um em cada ponto), 8 pontos baixos e retome o meio ponto alto até o final.


6- Agora faça 3 correntinhas e vamos trabalhar toda uma carreira, sem aumentos, com ponto relevo pegando por trás do ponto de base e fechando com um ponto baixíssimo.
Para quem não sabe o ponto relevo, eu achei no youtube um vídeo que explica super bem, clica aqui!

note que o ponto relevo fica 'em pé', subindo o trabalho.
7- Faça 3 correntes para subir e trabalhe toda a carreira assim: dois pontos altos em relevo pegando pela frente, dois pontos altos em relevo pegando por trás. Feche com um ponto baixíssimo e faça outra carreira igual, acompanhando os pontos.


8- Faça 3 correntes para subir e trabelhe 24 pontos altos acompanhando os pontos da carreira anterior (ponto relevo pela frente, ponto relevo por trás). Agora faça 10 diminuições: ainda acompanhando o ponto relevo, feche dois pontos altos juntos 10 vezes, depois continue até o final normalmente. Essas diminuições já vão formar a ponta do sapatinhos.

ponta já com as diminuições
9- Faça mais uma carreira, agora só com meios pontos altos, acompanhando o relevo até chegar nas diminuições. Chegando nas diminuições, diminua mais cinco pontos (é só ir pegando os pontos que foram diminuídos na carreira anterior e ir fechando de dois em dois). Termine a carreira normalmente, fechando com ponto baixíssimo.


10- Faça mais uma carreira todinha em meio ponto alto, sem nenhuma diminuição e outra carreira com pontos baixos, normalmente. Arremate o fio.

11- Faça uma carreira de pontos baixos usando o Lastex. Estique bem o fio e faça pontinhos bem justos. O trabalho começará a se fechar:


12- Faça uma carreira de pontos baixos com o fio branco. Está pronto!


13- Agora é só enfeitar a gosto: florzinha, coração, botões, laços...o que a imaginação mandar!

Quer aprender a fazer o coraçãozinho? Fácil! Faça um círculo mágico e suba 3 correntinhas. Dentro do círculo faça: 3 pontos altos, 2 meio pontos altos, 1 ponto alto duplo, 2 meios pontos altos, 3 pontos altos, 3 correntinhas e arremate no centro do círculo. Puxe bem o fio que fecha o círculo e pronto!



Aqui, no pezinho da minha 'modelo' :)


"Tá lindo mãe, mas você não vai fazer o outro não?!" :)

Como eu disse no início, dá pra fazer de qualquer tamanho, basta aumentar ou diminuir a quantidade de pontos que ficam no 'corpo' da sola (ou seja, entre uma extremidade e outra).

Espia esse de recém-nascido que eu fiz:



É a mesma receita mas só com 8 pontos entre os pontos das extremidades e lã mais fininha.

E esse maiorzinho, com uma virada (3 carreiras de ida e volta com pontos altos com a cor branca. Comece pela ponta e não feche as carreiras. Depois dobre para fora).



Espero que tenham conseguido entender tudinho mas ficando qualquer dúvida é só deixar ai nos comentários, ok?

Também me mostrem o resultado :)

abraços!


7 comentários:

  1. ola amiga ,nossa que DEUS te abençoe muito ,adorei vou poder fazer para minha neta bjs ♥
    zilda regina mineira de BH
    oliveiraalvespinto53@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Zilda, que bom que você gostou! depois me mostra os resultados, ok? abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ariane
    Agora só não faz quem não quer
    Este verde ficou lindo
    Obrigada pelo pap
    Vitoria

    ResponderExcluir
  4. Que sapatilha mais linda e confortável!!! Vou tentar seguir o PAP mas para mim que calço 33, deve ser uma delicia curtir uma dessas no inverno. Obrigada por compartilhar! Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ariane!!
    Adulto também não pode ter um sapatilha dessa?
    Sou bastante friorenta e achei o sapatinho uma fofurinha!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. achei linduu vou fazer tbm,mto bonitos seus trabalhos,um bjooo

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5:03 PM

    Fica linda, e voce explique muito bem , obrigado. vou fazer e postar fotos..

    ResponderExcluir